Publicações

Novo Parque Infantil na Matriz “Estrelas do Futuro”
A Junta de Freguesia da Matriz construiu um novo parque infantil na Rua Prior Manuel Medeiros de Sousa.
Como o Natal é das crianças, não havia melhor prenda que pudéssemos dar nesta quadra natalícia do que um novo parque infantil chamado “Estrelas do Futuro”.
Os jovens são o nosso futuro e a Junta da Matriz deseja que o seu crescimento seja feito de alegria e sobretudo saúde, por isso investimos numa zona que estava abandonada.
Pedimos encarecidamente que a nossa comunidade estime este parque infantil para que seja um motivo de alegria para todas as crianças.
Mais Juventude para uma Melhor Matriz.
#Natal Solidário na Matriz.
Entrega de Cabazes para bebés

Como o Natal é das crianças, a Junta de Freguesia da Matriz este ano entregou 10 cabazes a famílias carenciadas com recém-nascidos.
Os cabazes foram compostos por artigos doados pela Associação “CASA Né” e pela própria Junta de Freguesia da Matriz.
Desde fraldas, toalhitas, produtos de higiene, a brinquedos e roupas, o objetivo da entrega destes cabazes foi proporcionar um Natal um pouco melhor a quem mais necessita.
É neste sentido, que a Junta de Freguesia da Matriz demonstra que a solidariedade constrói a coesão social todos os dias, e que acima de tudo, o Natal é das crianças.
Novo Parque de Estacionamento na Rua Santa Luzia e Rua Estevão Alves.
Em mais uma obra sinalizada pela Junta de Freguesia da Matriz, a Câmara Municipal da Ribeira Grande adquiriu duas moradias na Rua de Santa Luzia, com o intuito de construir um parque de estacionamento.
Num trabalho conjunto para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, o Presidente de Junta Hernâni Costa referiu que esta era uma obra urgente numa zona que já estava identificada como prioritária e o Presidente da Câmara Alexandre Gaudêncio referiu que o objetivo da autarquia é corresponder às expectativas e necessidades da população.
Este é mais um exemplo da excelente cooperação entre as autarquias e da proximidade com as pessoas, imagem de marca da Junta da Matriz e da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Limpeza da Rotunda da Grota para evitar cheias no inverno.
Um agradecimento especial aos funcionários que desempenharam uma tarefa muito difícil em condições adversas.
Visita do deputado à Assembleia Da República Dr. Paulo Moniz ao antigo edifício das finanças que está totalmente degradado e necessita de uma requalificação urgente.
O abandono do Estado português deste edifício histórico é uma nódoa no centro da Ribeira Grande e é necessário arranjar uma solução para reabilitar o nosso património.
Trabalhando em conjunto com a Irmandade do Senhor dos Passos, com o pároco Manuel Galvão, a Junta de Freguesia da Matriz, a Câmara Municipal da Ribeira Grande e o deputado Paulo Moniz acreditamos que pode haver uma luz ao fundo do túnel.
Cenário de Natal da Matriz

A Junta de Freguesia da Ribeira Grande- Matriz construiu um cenário alusivo ao Natal para a realização de um vídeo.
Quem quiser tirar uma fotografia no nosso cenário (pessoas individuais ou famílias que residam na mesma casa) podem ligar para a junta (296473512) de forma a fazer a sua marcação, no horário de expediente.
Esta atividade apenas decorrerá do dia 15 ao dia 18 de dezembro.
Informamos que todo o cenário está, e será, devidamente desinfetado e que irão ser respeitadas todas as medidas emanadas pela Autoridade de Saúde Regional.
Conclusão da Rotunda da Grota e da requalificação da Rua das Freiras.
Cerimónia de assinatura de protocolos com instituições da Matriz.
A Junta de Freguesia da Matriz assinou quatro protocolos de cooperação com instituições da freguesia esta terça-feira ao final da tarde.
Após já ter apoiado as outras instituições da Matriz durante este ano, o executivo assinou com a Casa de Povo da Ribeira Grande, o Clube de Patinagem da Ribeira Grande, a Conferência Vicentina de Nossa Senhora da Estrela e o Agrupamento de Escuteiros 645 da Ribeira Grande.
Dia Mundial das Donas de Casa 2020.
Agendas Solidárias 2021 na Matriz.
A Junta de Freguesia da Matriz estabeleceu uma parceria com o Grupo de Amigos da Pediatria do Hospital Divino Espírito Santo para a compra de agendas solidárias com o objetivo de contribuir para esta nobre causa.
A Junta da Matriz ofereceu uma agenda solidária a cada instituição sediada na freguesia com o intuito de que cada uma possa promover a sua venda junto da população.
O GAP é uma instituição particular de solidariedade social cujo fim é a promoção das condições de acolhimento, internamento, tratamento e deslocação das crianças com necessidade de transferência para hospitais dentro ou fora da Região Autónoma dos Açores, a promoção da colaboração da comunidade e suas instituições no bem-estar das crianças e a promoção de atividades lúdicas e educativas tendo em vista a boa adaptação psico afetiva das crianças em internamento hospitalar.
Vamos todos apoiar essa causa!
VALORIZAR A NOSSA RIBEIRA
A Junta de Freguesia da Matriz está a desenvolver um projeto ambiental denominado “Roteiro dos Moinhos” que visa construir um trilho pedestre ao longo das margens da nossa ribeira.
Estamos na fase final para construir duas pontes pedonais que permitam atravessar as margens da ribeira e prosseguem os trabalhos de limpeza e manutenção dos nossos serviços operacionais.
A nossa Ribeira é o melhor cartão de visita da Ribeira Grande.
Vamos todos cuidar da nossa Ribeira!
MAIS AMBIENTE = MELHOR MATRIZ!
Investimento no Desporto e Juventude.
A Junta de Freguesia da Matriz e a Câmara Municipal da Ribeira Grande inauguraram o novo piso sintético no Campo de Jogos de Santa Luzia.
Hernâni Costa referiu na cerimónia de inauguração no passado dia 05 de Outubro que todo o investimento no desporto é sempre bem-vindo e é um investimento direto na formação dos nossos jovens.
O desporto é a promoção de hábitos de vida saudáveis, mas principalmente é a melhor arma para combater a exclusão e desigualdade social, aliando a isso o combate às dependências dos nossos jovens.
Mais Desporto + Melhor Juventude = Mais Matriz.
Inauguração da Casa do Espírito Santo de Santa Luzia.
A Junta de Freguesia da Matriz inaugurou a Casa do Espírito Santo de Santa Luzia esta segunda-feira de manhã, numa cerimónia muito participada pela população e que contou com a presença de diversas entidades.
Esta foi mais uma promessa eleitoral deste executivo que se tornou realidade através do investimento na cultura e nas nossas tradições religiosas. Muitas vezes esta obra tinha sido prometida aos moradores do Bairro de Santa Luzia e depois caía no esquecimento, por isso Hernâni Costa referiu que foi um ponto de honra cumprir com esse objetivo que traçou para este mandato.
De realçar o envolvimento da população na decoração da Casa do Espírito Santo e na confeção das sopas que foram servidas como forma de cumprir a tradição destas festividades religiosas.

Caldeiras 2020

https://www.facebook.com/watch/?v=371468967316495

Convite para a inauguração da Casa do Espírito Santo de Santa Luzia e do novo piso sintético do Campo de Jogos.
Inauguração da Casa do Espírito Santo de Santa Luzia.
Convida-se toda a população para a cerimónia de inauguração no dia 05 de Outubro de 2020 às 11 horas.

INAUGURAÇÃO LARGO DAS FREIRAS

INAUGURAÇÃO LARGO DAS FREIRAS
Decorreu esta sexta-feira à tarde a inauguração da requalificação do Largo das Freiras na Matriz da Ribeira Grande.
O Presidente da Junta Hernâni Costa referiu que esta obra foi uma promessa eleitoral deste executivo e que era urgente a recuperação desta zona que estava abandonada há vários anos.
A colocação do tanque de repuxo (riacho) que estava no antigo jardim municipal foi muito importante para preservar o nosso património histórico e também tem um valor sentimental enorme para várias gerações de ribeiragrandenses.
Muitos parabéns à Câmara Municipal da R. Grande por esta importante obra que vai melhorar o acesso, o estacionamento e a iluminação desta nova praça.

Matriz Solidária com o Francisco.
O Sporting Clube Ideal e a Junta de Freguesia da Matriz estabeleceram uma parceria para angariar fundos para o jovem Francisco.
Estão à venda na sede da autarquia 96 cachecóis do nosso Sporting Ideal com o valor simbólico de 10€ cada, com o valor total da venda a ser depositado na conta do Francisco.
Compra o cachecol do nosso clube e apoia uma causa nobre da nossa Matriz.
Vamos ajudar o jovem Francisco porque ajudar quem mais precisa é um dever da nossa comunidade. Nunca sabemos quando será nossa vez de precisar de solidariedade.
O Presidente da Junta da Matriz recebeu da Direção do SC Ideal os cachecóis e agradeceu esse simbólico gesto de solidariedade que é um enorme exemplo para toda a Matriz.
Sessão Solene da Junta de Freguesia da Matriz 2020.
Realizou-se este sábado à noite, a Sessão Solene da Freguesia da Matriz onde foram homenageadas personalidades e instituições.
Respeitando as medidas de segurança da autoridade de saúde regional, foi uma linda cerimónia e fortemente caracterizada pelo reconhecimento público das distinções atribuídas.
Distinção Personalidade: Padre Manuel Galvão.
Distinção Empresarial a título póstumo: Mário Jorge Cabral de Melo.
Distinção Institucional: Bombeiros Voluntários R. Grande.
Distinção Institucional: Centro de Saúde R. Grande.
Distinção Institucional: Polícia de Segurança Pública R. Grande.
Aberta a Sessão Solene pelo Presidente da Assembleia de Freguesia (António Anacleto), é de destacar a presença de várias individualidades como Dr. Rui Bettencourt (Governo Regional dos Açores), Dr. Alexandre Gaudêncio (Câmara Municipal), Dr. Jaime Viera (ALRA), Dr. José António Garcia (Assembleia Municipal), Marco Furtado (Junta de Freguesia da Ribeirinha) e representantes de várias instituições como a Filarmónica Triunfo, Casa de Povo, CASA, Associação Matriz em movimento e representantes das instituições homenageadas e seus familiares.

Projeto de sensibilização ambiental “Colorir a Matriz”

À semelhança do ano anterior, a Junta de Freguesia da Matriz deu uma lufada de ar fresco no centro da freguesia dando continuidade ao projeto “Colorir a Matriz”, que visa sensibilizar a nossa população para os benefícios da reutilização e reciclagem.

Os trabalhos passaram pela renovação dos bancos de paletes, passando pela pintura dos bancos existentes na Cascata, dinamizamos a zona do coreto e enriquecemos tudo com muitas flores, de forma a alegrar um pouco os nossos corações neste momento de pandemia.

Em nome do executivo, agradecemos aos colaboradores que tornaram o projeto possível, de forma rápida e eficiente.

Hernâni Costa a representar a Junta de Freguesia da Matriz, os Amigos da Ribeira Grande da Nova Inglaterra dos EUA e de Brampton no Canadá.
Inauguração da Praça do Emigrante


O Presidente da Junta de Freguesia da Matriz esteve na inauguração da Praça do Emigrante no passado dia 26 de Julho de 2020.
Hernâni Costa referiu que foi uma honra representar os Amigos da Ribeira Grande da Nova Inglaterra dos EUA e os Amigos da Ribeira Grande de Brampton no Canadá, que devido à pandemia causada pelo Covid-19 não puderam estar presentes nesta data histórica.


Localizada na avenida José Nunes da Ponte, a Praça do Emigrante tem aproximadamente 4000m² e pretende homenagear todos os emigrantes que partiram em busca de melhores condições de vida. Apresenta três componentes: globo, pedra e mar.


O piso da praça simboliza o mar, executado em calçada branca e basalto negro. O globo, com quatro metros de diâmetro, revestido por calçada e basalto negro representa a Terra e a pedra onde assentará o globo representa a(s) ilha(s).

Caldeiras 2020

CALDEIRAS 2020Convidamos toda a população a visitar as nossas belas Caldeiras e verem as obras de melhoramento.A Junta de Freguesia da Matriz procedeu a diversas obras de valorização nas Caldeiras neste ano de 2020, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande.Colocação de iluminação pública na zona dos cozidos e dos churrascos, construção de um forno de lenha, construção de novos merendários e mesas de refeição, juntamente com a pintura total do espaço, com destaque para o fontenário. Também procedeu-se a diversas ações de limpeza, embelezamento e colocação de sinalização adequada, juntamente com a construção ainda do novo parque de estacionamento.Pedimos a todos que colaborem na manutenção deste idílico lugar e que respeitem as indicações dos nossos colaboradores presentes durante toda a semana das 08 horas às 24 horas.Queremos valorizar as nossas Caldeiras e estamos a reivindicar junto do Governo Regional as obras de beneficiação da estrada de acesso às Caldeiras.

Publicado por Freguesia da Ribeira Grande – Matriz em Terça-feira, 21 de julho de 2020

Convidamos toda a população a visitar as nossas belas Caldeiras e verem as obras de melhoramento.

A Junta de Freguesia da Matriz procedeu a diversas obras de valorização nas Caldeiras neste ano de 2020, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Colocação de iluminação pública na zona dos cozidos e dos churrascos, construção de um forno de lenha, construção de novos merendários e mesas de refeição, juntamente com a pintura total do espaço, com destaque para o fontenário.
Também procedeu-se a diversas ações de limpeza, embelezamento e colocação de sinalização adequada, juntamente com a construção ainda do novo parque de estacionamento.
Pedimos a todos que colaborem na manutenção deste idílico lugar e que respeitem as indicações dos nossos colaboradores presentes durante toda a semana das 08 horas às 24 horas.
Queremos valorizar as nossas Caldeiras e estamos a reivindicar junto do Governo Regional as obras de beneficiação da estrada de acesso às Caldeiras.

Matriz com certificado ECO-FREGUESIA LIMPA 2019

A Junta de Freguesia da Matriz recebeu o certificado Eco-Freguesia Limpa 2019, vendo reconhecido o empenho dos seus colaboradores na tarefa de manter as ruas e zonas verdes da freguesia sempre limpas e bonitas.
Solicitamos o apoio de toda a população nesta luta por uma freguesia mais sustentável, pois isso é uma responsabilidade de todos nós!
Mais Ambiente é Melhor Matriz!

Presidente da Junta da Matriz Hernâni Costa a receber o certificado Eco-Freguesia Limpa 2019 dom o representante do Serviço do Ambiente de São Miguel.
Certificado Eco-Freguesia Limpa 2019 reconhecendo o empenho dos nossos colaboradores.
Hernâni Costa – Presidente da Junta de Freguesia da Matriz na Sessão Solene do 39º aniversário da cidade da Ribeira Grande.
Finalmente uma solução à vista para essas habitações abandonadas há vários anos.
A Junta de Freguesia da Matriz vai lutar para que seja dada preferência a pessoas da Matriz e num regime que respeite a dignidade da zona onde estão inseridas.
O nosso pároco Manuel Galvão está de parabéns no dia de hoje, pois celebra o 29º aniversário da sua Ordenação Sacerdotal.
A Junta de Freguesia da Matriz endereça os votos de muitas repetições com saúde, alegria e Fé.

39º aniversário da Ribeira Grande

Entrevista do Presidente da Junta de Freguesia da Matriz Hernâni Costa ao jornal Audiência.
Requalificação do parque de estacionamento no Largo East-Providence.
Mais uma obra sinalizada pela Junta de Freguesia da Matriz e levada a cabo pela Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Juntos pelas pessoas e pela Matriz.